O termo vocação vem da palavra latina Vocare, que significa chamar.
O chamado é divino. É Deus quem toma a iniciativa, chama a pessoa pelo nome, confere a ela uma missão e a capacita para exercê-la na comunidade. A vocação é sempre um dom para ser colocado à serviço.
Toda a vocação é sempre resultado de um encontro pessoal com o Deus vivo. Deus é um ser de relação e deseja estabelecer um vínculo amoroso e próximo com cada ser humano. Ele bate à porta do nosso coração e espera uma resposta livre e generosa. Ele não nos impõe a vocação, mas nos chama e nos capacita a partilhar da sua vida e missão.
O chamado de Deus acontece através de mediações. Deus nos fala por meio das pessoas, dos acontecimentos, das celebrações comunitárias, da oração pessoal, das leituras e de muitas outras formas. Quando e como acontece o chamado de Deus é sempre diferente para cada pessoa. Deus é surpreendente e criativo na sua forma de chamar.
A resposta ao chamado de Deus é pessoal. Ela se dá a partir do momento em que a pessoa se descobre chamada e amada por Deus e sente-se livre para assumir com generosidade a sua vocação na Igreja e colocar-se a serviço da comunidade.
A vocação é a experiência de um Deus que chama e que fala ao coração da pessoa que o escuta.