Dimensões da vocação

“Antes mesmo de te formar no ventre materno, Eu te escolhi;
antes que viesses ao mundo, Eu te separei e te designei para a missão de profeta para as nações” (Jr 1,5).

O chamado de Deus é dinâmico e sempre novo. Toda a existência humana é uma resposta ao chamado que Deus nos faz. Assim, a vocação pode ser compreendida a partir de quatro dimensões.

Vocação Humana

Desde o ventre materno somos chamados por Deus. O dom da vida é um presente que recebemos e do qual nos tornamos responsáveis. Dizer sim à vida e dela cuidar é responder ao primeiro chamado que Deus nos faz.

“Deus, na liberdade do seu infinito amor, por sua Palavra criadora, chamou-nos à existência,
deu sentido e finalidade à nossa vida: a eterna união com Ele”
(Constituições das SND, Art. 4).

Vocação Cristã

O ser humano é criado à imagem e semelhança de Deus e é chamado a participar da vida do Criador, que é santo.

Pelo batismo, somos chamados a sermos santos e a amar como Deus ama. A santidade não é opcional, ela é a vocação por excelência, a identidade profunda, a realização de toda a pessoa humana. Esse chamado à santidade constitui o ser cristão de todo o batizado. Assim, o batismo é a fonte de todas as vocações. Ao nos chamar, Deus deposita em cada um de nós o desejo de amá-lo. Ser cristão é acolher a gratuidade desse amor divino que nos chama e nos envia em missão.

A vocação Cristã confere aos batizados a mesma dignidade de filhos e filhas de Deus, o chamado comum à santidade e a missão comum de evangelizar.

“Jesus Cristo redimiu-nos e, pelo batismo, chamou-nos à sua Igreja, comunidade de fé,
capacitando-nos, pelo poder do Espírito Santo, a participar de sua vida e missão de conduzir a humanidade ao Pai”
(Constituições das SND, Art. 5).

Vocação Específica

O chamado de Jesus é um convite para segui-Lo. A cada pessoa Ele confere um dom especial e particular para o bem da Igreja e de todos. Cada pessoa é chamada a viver plenamente a sua vocação como um serviço. Assim, surgem as vocações específicas como uma forma singular de seguir a Jesus.

Cada uma das vocações específicas tem características próprias e as pessoas que as assumem optam por colaborar na construção do Reino de Deus de acordo com a sua vocação.

“Uma vida de fidelidade diária à vocação é um dom e, ao mesmo tempo, uma missão de vida”
(Constituições, Art. 10).

Vocação Definitiva

Nossa vida, como resposta ao chamado que Deus nos fez quando ainda estávamos no ventre materno, é uma vocação e uma resposta que se atualizam a cada novo dia. Somos criados para viver na presença de Deus, chamados à vida em plenitude. Jesus mesmo afirma isso no Evangelho: “Eu vim para que todos tenham vida e vida em abundância” (Jo 10,10).

Nossa vocação definitiva é a eterna vida em Deus, quando teremos a graça e a alegria de o contemplar face a face.

“Somos peregrinas que não possuem aqui morada permanente, mas buscam, com esperança, aquela que há de vir”
(Constituições das SND, Art. 31).