Como “Peregrinas da gratidão e da esperança”, nos dias 06 a 09 de junho, um grupo de Irmãs viajou do Rio Grande do Sul ao Tocantins para participar de momento celebrativo pelos 50 anos de missão Notre Dame no Estado do Tocantins.
O início desta missão remonta aos anos 1973 quando a Província recebeu vários apelos dos Bispos do Rio Grande do Sul para que enviasse Missionárias à Região Centro-Notre do Brasil. Em 21 de abril daquele ano, Pe. Pedro Clear, Missionário Redentorista, residente em Paraíso do Norte, fez uma visita à Casa Provincial em Canoas, RS, pedindo Irmãs para a sua Paróquia. Isto foi interpretado como um sinal de Santa Júlia intercedendo em favor dos mais pobres. No ano seguinte, dia 24 de janeiro de 1974 foi celebrada a Santa Missa de Envio Missionário, na Casa Provincial, e às 17h as missionárias embarcam, em Porto Alegre, para seguirem os 3.400km até Paraíso do Norte, onde chegaram, no dia 26 de janeiro, às 10h da manhã.
Desde a chegada em 1974 até aos dias atuais a missão Notre Dame, sob as bênçãos do bom Deus, prosperou e cresceu produzindo muitos frutos. Por várias cidades, ao longo dos 50 anos, as Irmãs atuaram como Professoras, Diretoras em Escolas públicas e particulares, Vigárias em Paróquias sem padre, em diversas pastorais, de modo especial na catequese como catequistas, coordenadoras e formação de novas catequistas, na formação de novos membros à Vida Religiosa Consagrada. Marcaram presença significativa na área da saúde, com amor preferencial aos pobres e necessitados.
As Irmãs visitantes estiveram em Palmas e Porto Nacional participando de atividades comemorativas e conhecendo lugares históricos. No dia 08, domingo de Pentecostes, reunidas com as Irmãs dessa localidade e pessoas amigas, celebraram, em Paraíso do Tocantins, solene missa de ação de graças, presidida por D. Wellington de Queiroz Vieira, Bispo da Diocese de Cristalândia, TO e concelebrada pelo Padre Gilmar Divino da Silva, Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Almoço festivo foi servido após a missa.
Entre os participantes predominou a alegria e muita emoção pelo reencontro, pelo bem realizado e pelos frutos do trabalho dedicado das primeiras missionárias, de tantas irmãs que aí trabalharam e ainda trabalham. Irmã Shirle Maria, Superiora Provincial, agradeceu o apoio da Igreja e do povo à missão Notre Dame no Tocantins e pediu oração pelas vocações religiosas para a continuidade da missão.
Texto de Irmã Lenimar
