No ano jubilar da Igreja e da Congregação das Irmãs de Notre Dame, as Irmãs da Província Maria Regina, de Coesfeld, na Alemanha se dispuseram a se comunicar com Irmãs de outros países por meio do zoom.
As primeiras Irmãs convidadas a participar da conferência de zoom com as Irmãs alemãs foram as Irmãs brasileiras que falam alemão da Província Nossa Senhora Aparecida, com sede em Canoas-RS. O encontro online ocorreu no sábado, dia 15 de março, às 10h, horário de Brasília, e 14h no horário das Irmãs alemãs.
O encontro reuniu Irmãs do Convento Annenthal-Coesfeld, de Vechta-Marienhain, de Palmas-TO, de Canoas-RS, de Nova Santa Rita-RS, de Taquara-RS. Foi uma experiência impressionante de fraternidade global.
A tecnologia foi disponibilizada por Ir. So-Wha, em Roma, e a moderação do encontro ficou a cargo de Ir. Josefa Maria, em Coesfeld, Alemanha. As Irmãs iniciaram com uma breve apresentação, na qual cada Irmã disse seu nome e idade. A participante mais idosa em Coesfeld, Alemanha, foi Ir. M. Bernadette Schillers, de 95 anos, e a mais jovem foi Ir. Sintea Maria, de 37 anos, em Palmas-TO, no Brasil.
A Ir. M. Salete Rech apresentou seu local de vida por meio de fotos. Ela vive no Sítio Notre Dame, em Nova Santa Rita, próximo a Canoas, que é uma casa de retiros e descanso com atividades agrícolas.
A Ir. Sintea Maria relatou sobre seu trabalho com diversos grupos de crianças e jovens na animação vocacional em Palmas, no Tocantins. Ir. Maria Roselaine e Ir. M. Iracy, como irmãs mais idosas, também compartilharam sobre sua missão.
Houve, também, espaço para lembranças: Ir. M. Salete falou sobre seu tempo em Vechta, e Ir. M. Iracy recordou seu período na Casa Mãe, em Roma. Ir. Ethel Maria e Ir. M. Egina mostraram fotos de Marienhain, da comunidade e do grupo de associadas “Unio Mater Dei”, que é acompanhado por Ir. M. Egina.
Sobre a vida no Convento Annenthal, um pequeno vídeo transmitiu uma visão da celebração de Carnaval com todas as irmãs, e Ir. M. Paula falou sobre a situação atual no local, marcada pela reforma do centro para idosos.
O encontro encerrou-se após uma hora com o canto “Großer Gott, wir loben dich” (Deus eterno a vós louvor) e com a oração do jubileu.
Texto de Irmã Josefa Maria e Sintea Maria
