A cultura vocacional começa em cada pessoa que se sente chamada pelo Senhor e lhe dá o seu SIM. Somente pode despertar novas vocações aquele que está disposto a, ele mesmo, a dar a sua resposta generosa ao chamado sempre novo do Senhor.
O Senhor nos chama, primeiramente, à vida, a sermos pessoas, a estarmos neste mundo. Cada vida é uma missão. Somos chamados a viver e a cuidar da vida, da nossa e de toda a criação do bondoso Deus.
O segundo chamado que o Senhor nos faz é o de nos tornarmos seus filhos, por meio do batismo e participarmos da comunidade de cristãos. Assim, pelo batismo, passamos de criaturas amadas de Deus a filhos de Deus, por meio de Jesus Cristo. Como filhos de Deus, temos a missão de sermos imagem e semelhança de Deus por meio de nossos gestos de amor e de bondade. Pelo batismo, somos todos chamados a ser missionários, ou seja, sair de nós mesmos e ir ao encontro dos outros, especialmente dos que mais precisam, os pobres e sofredores de cada tempo e lugar.
O terceiro chamado que o bom e providente Deus nos faz é à vocação específica: vocação sacerdotal (diáconos, padres, bispos), vocação ao matrimônio (família cristã que eduque seus filhos na fé), vocação à vida religiosa consagrada (ser irmã, irmão, frei, monge, monja...) e vocação aos ministérios laicais (catequistas, ministros da Eucaristia, leitores, músicos...).
O Evangelho de Mateus 9, 35-38 narra o momento em que Jesus sentiu compaixão diante do sofrimento do povo e daí surge a necessidade de pedir a Deus mais pessoas para ajudarem na missão. Esse é o motivo pelo qual nós rezamos pelas vocações:
"Jesus percorria todas as cidades e povoados, ensinando em suas sinagogas, pregando a Boa Notícia do Reino, e curando todo tipo de doença e enfermidade. Vendo as multidões, Jesus teve compaixão, porque estavam cansadas e abatidas, como ovelhas que não têm pastor. Então Jesus disse a seus discípulos: «A colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos! Por isso, peçam ao dono da colheita que mande trabalhadores para a colheita.»"
Nossa proposta de oração pelas vocações é o terço vocacional em que a pessoa, além de rezar pedindo por mais pessoas para a messe do Senhor, ela mesma se dispõe a servir com amor naquilo que o Senhor lhe pede.
Sinal da cruz
Oração do ano vocacional 2023
Senhor Jesus, enviado do Pai e Ungido do Espírito Santo, que fazeis os corações arderem e os pés se colocarem a caminho, ajudai-nos a discernir a graça do vosso chamado e a urgência da missão. Continuai a encantar famílias, crianças, adolescentes, jovens e adultos, para que sejam capazes de sonhar e se entregar, com generosidade e vigor, a serviço do Reino, em vossa Igreja e no mundo. Despertai as novas gerações para a vocação aos Ministérios Leigos, ao Matrimônio, à Vida Consagrada e aos Ministérios Ordenados. Maria, Mãe, Mestra e Discípula Missionária, ensinai-nos a ouvir o Evangelho da Vocação e a responder com alegria. Amém.
Credo
Para que aumente em nós a fé, a esperança e a caridade: Pai Nosso, 3 Ave Marias, Glória
Refrão: Eis-me aqui, Senhor, pra servir-te com ardor, pra fazer tua vontade, como Maria, aqui estou.
Pai Nosso, Ave Maria
1. Enviai, Senhor operários para a vossa messe, pois a messe é grande e os operários são poucos. (10x)
Glória
Refrão: Eis-me aqui, Senhor, pra servir-te com ardor, pra fazer tua vontade, como Maria, aqui estou.
Pai Nosso, Ave Maria
2. Senhor, fazei o nosso coração arder e os nossos pés se colocarem a caminho! (10x)
Glória
Refrão: Eis-me aqui, Senhor, pra servir-te com ardor, pra fazer tua vontade, como Maria, aqui estou.
Pai Nosso, Ave Maria
3. Gratidão, Senhor, porque tu me amas e me chamas. (10x)
Glória
Refrão: Eis-me aqui, Senhor, pra servir-te com ardor, pra fazer tua vontade, como Maria, aqui estou.
Pai Nosso, Ave Maria
4. Eis-me aqui, Senhor, envia-me! (10x)
Glória
Refrão: Eis-me aqui, Senhor, pra servir-te com ardor, pra fazer tua vontade, como Maria, aqui estou.
Pai Nosso, Ave Maria
5. Gratidão, Senhor, pelas pessoas que já estão dando o seu SIM ao teu chamado! (10x)
Glória, Salve Rainha, Consagração a Nossa Senhora, Oração final pelas Vocações
Senhor da Messe e pastor do rebanho, faz ressoar em nossos ouvidos teu Forte e suave convite: “Vem e segue-me”. Derrama sobre nós o teu Espírito, que ele nos dê sabedoria para ver o caminho e generosidade para seguir tua voz. Senhor, que a messe não se perca por falta de operários, desperta nossas comunidades para a missão, ensina nossa vida a ser serviço, fortalece os que querem dedicar-se ao Reino na vida consagrada e religiosa. Senhor, que o rebanho não pereça por falta de pastores. Sustenta a fidelidade de nossos bispos, padres, diáconos, religiosos (as) e ministros. Dá perseverança a nossos seminaristas e formandos (as). Desperta o coração de nossos jovens para o ministério pastoral em tua Igreja. Senhor da Messe e pastor do rebanho, chama-nos para o serviço de teu povo. Maria, Mãe da Igreja, modelo dos servidores do Evangelho, ajuda-nos a responder “SIM”. Amém.
Reze conosco o terço vocacional Notre Dame pelo vídeo do youtube: https://www.youtube.com/watch?v=aqhhhIwagsM&t=145s
Irmã Sintea Maria, SND