Estamos na semana do Natal. Junto com Maria e José, somos convidados a acolher o Menino Jesus que quer nascer em nossos corações. No Evangelho do domingo, lemos o relato da anunciação do anjo Gabriel a Maria, em Lucas, 1. Destaco aqui alguns elementos importantes para a nossa reflexão:
- O anjo Gabriel saúda Maria dizendo: “Alegre-se, cheia de graça”. O anjo convida a viver a alegria, a alegria de perceber a ação de Deus. Deus está presente no meio de nós e nos quer alegres. Deus dá muitas graças a nós todos os dias. O anjo Gabriel convida a Maria, e hoje a nós, a estarmos alegres e atentos a tantas graças que o bom Deus nos concede. Quando rezamos a oração da Ave Maria, somos convidados a lembrar que Maria é convidada a se alegrar e é cheia de graças, mas o mesmo convite é feito também a nós. Deus quer que nos alegremos e que acolhamos as suas graças.
- O anjo diz a Maria “não temas, pois encontraste graça diante de Deus”. Como Maria, também nós somos convidados a superar o medo e confiar na bondade e na providência de Deus. O medo nos paralisa, e muitas vezes precisamos dar respostas corajosas sem nem mesmo saber exatamente como será e o que devemos fazer depois. Assim foi com Maria, que deu sua resposta ao anjo e assim também é conosco que somos convidados a dar a nossa resposta a Deus diante das mais diversas situações que nos acontecem. O convite do anjo foi que Maria não se prendesse ao medo, pois ela contava com a graça de Deus. Deus nos convida a vencer o medo, para que possamos dar espaço para a vida nascer em nós.
- O anjo deixa a Maria um sinal: aconteceu algo parecido com a sua prima Isabel. Para Deus, nada é impossível. Na nossa vida, Deus também deixa sinais, pessoas que podem nos ajudar a entender ou partilhar as nossas experiências de Deus, e ajudar a alimentar a nossa fé. Somos convidados a dar a nossa resposta generosa a Deus, confiando nas palavras do anjo Gabriel: "para Deus, nada é impossível." Deus nos chama para colocar nossa vida, nossos dons a serviço da comunidade e é Ele, o próprio Deus, que nos capacita para realizar a missão que Ele mesmo nos deu.
- Ao final, Maria dá a sua resposta generosa. Ela entendeu o que Deus lhe pedia, mas não teve a clareza de todo o seu futuro. Mesmo assim, ela deu a sua resposta generosa e confiante, pois seu coração era aberto e disponível a realizar aquilo que Deus lhe pedia: "Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua Palavra."
Que a exemplo de Maria, possamos também nós dar a nossa resposta generosa e confiante a Deus. Ao encontro com Isabel, Maria escutou de sua prima as palavras: “Feliz aquela que acreditou, porque será cumprido o que o Senhor lhe prometeu.” Acreditar é dar a resposta a Deus, corajosamente, na certeza de que Deus ama, chama e capacita.
Um dia Maria deu o seu sim, mudou-se a face da terra, porque pelo sim nasceu o Senhor e veio morar entre nós o amor. Maria do sim, ensina-me a viver meu sim. Ensina-me a ser fiel como tu, vivendo meu sim cada dia, que eu possa no mundo ser um sinal da tua humildade, Maria.
Rezemos pelas vocações para que possamos buscar fazer a vontade de Deus, colocando nossos dons a Seu serviço e a serviço da comunidade: Jesus, Mestre Divino, que chamastes os apóstolos a vos seguirem, continuai a passar pelos nossos caminhos, pelas nossas famílias, pelas nossas escolas, e continuai a repetir o convite a muitos de nossos jovens. Dai coragem às pessoas convidadas, dai forças para que vos sejam fiéis, como apóstolos, leigos, como sacerdotes, como religiosos e religiosas, para o bem do povo de Deus e de toda a humanidade. Amém.
