Você conhece a história dos três santos arcanjos? Os três arcanjos têm a sua história narrada na Bíblia Sagrada. O anjo Rafael aparece no livro de Tobias, no Antigo Testamento. Esse livro narra a história de Tobias que ficou cego e de seu filho Tobit que foi buscar um documento com um parente.
Ao longo do caminho, Tobit é acompanhado por um anjo que vai lhe ensinando os remédios que ele precisará em sua jornada. Ao final da história, Tobit se casa com uma mulher que é curada a custa de muita oração e confiança em Deus, e, ao chegar em casa, Tobit aplica o remédio nos olhos do seu pai que também é curado da cegueira. Nesse momento, o anjo Rafael revela a sua identidade de anjo e toda a família se põe a louvar a Deus. Em Tobias 13, 7, lemos um trecho da oração de agradecimento que Tobias fez a Deus depois da sua cura, o cântico de Tobias: “Considerem o que ele fez por vocês, e lhe agradeçam em alta voz. Bendigam o Senhor da justiça...”
O anjo Gabriel aparece no Novo Testamento, no Evangelho de São Lucas (Lc 1, 1-38). O anjo Gabriel foi o mensageiro de Deus que apareceu a Zacarias, dizendo que sua esposa Isabel teria um filho na sua velhice. Zacarias não acreditou no que o anjo falou, por isso o anjo fez com que Zacarias ficasse mudo até o dia em que seu filho nascesse. O anjo Gabriel também apareceu à jovem Maria, dizendo que ela seria a mãe do Salvador. Ele deu a Maria um sinal: sua prima Isabel que era estéril já está no sexto mês da gravidez. Maria, ao contrário de Zacarias, acreditou na mensagem do anjo Gabriel e lhe respondeu: Faça-se em mim segundo a tua Palavra.
O anjo Miguel é conhecido como anjo guerreiro. Seu nome significa “Aquele que é como Deus”. No Antigo Testamento, o profeta Daniel teve uma visão após um jejum (Dn 10,13-21), um anjo identifica Miguel como o protetor de Israel. O profeta se refere a Miguel como "um dos primeiros príncipes". Posteriormente (Dn 12,1), Daniel é informado sobre o papel de Miguel durante o "tempo de tribulação" no qual “se levantará Miguel, o grande príncipe que se levanta a favor dos filhos do teu povo.” No Novo Testamento, o anjo Miguel aparece na narrativa de Apocalipse 12, lutando contra o dragão que perseguia a mulher.
Resumindo:
- o arcanjo Miguel, anjo guerreiro e defensor, é representado com uma espada na mão e pisando a cabeça de um dragão ou de uma serpente;
- o arcanjo Rafael, anjo da cura, é representado com um peixe na mão e com um cajado, símbolos da cura e da caminhada que ele faz com quem ele protege;
- o arcanjo Gabriel, anjo mensageiro, é geralmente representado com uma mensagem na mão e um lírio, representando a pureza de Maria e a saudação que ele deu a ela.
Oração: Senhor, pedimos que teus santos arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael intercedam por nós. Que São Miguel nos proteja de todos os males. Que São Rafael ajude a curar toda doença física e espiritual e ilumine os médicos para que encontrem as curas. Que São Gabriel nos traga a mensagem de Deus e que saibamos responder a essa mensagem a exemplo de Maria, com alegria e confiança. Senhor, que estejamos atentos à tua Palavra e aos sinais do teu amor e cuidados e que saibamos colocar nossos dons a serviço e buscar sempre a Tua vontade em tudo. Amém.